sábado, 19 de julho de 2014

Youssef Said Abu Lawi:

Boa Noite! Esta semana tive dificuldades para dar continuidade ao Projeto de TCC devido ao estágio em dois períodos. No entanto, mesmo assim, essa questão do estágio ajudou, de certa forma,  pois lá estou realizando projetos e programas utilizando a linguagem C# fazendo o uso de animações que serão necessárias e estarão presentes nos jogos do Projeto. Estou confeccionando diferentes programas, a partir de exemplos e resoluções encontradas no próprio site da Microsoft,  que trabalham com o uso de animações e conceitos de leitura e processamento de imagens o que pode ser muito útil ao Projeto.

domingo, 13 de julho de 2014

Luísa Coscia Gasparoti:

Boa noite! Essa semana dei continuidade ao desenvolvimento da cantina no SketchUp, todos os cômodos foram devidamente construídos e mobiliados, restando assim apenas o telhado a ser desenvolvido. Além disso, buscando aperfeiçoar e sempre melhorar o Blog do nosso projeto, pesquisei e testei novos gadgets em um Blog de teste, em breve eles serão aplicados ao Blog do projeto. A seguir imagens da Cantina:





Youssef Said Abu Lawi:

Boa Noite! Semana passada trabalhei com a Pasta de TSPD, no entanto, concentrando-me no Dicionário de Dados, o qual gerei duas versões e ainda estou em desenvolvimento de uma terceira. Isso porque uma delas, inclusive a que está colocada na Pasta, é a mais próxima daquela que fora entregue ao Professor Dalastti no final do Semestre, logicamente, com as correções necessárias. A outra é baseada totalmente nos Diagramas feitos - Diagrama de Contexto, Nível Zero e Nível Um. E a terceira, ainda em desenvolvimento, é, basicamente, uma junção das informações contidas no DER e nos Diagramas. Futuramente, conversarei com os membros do Grupo para avaliarmos a mais correta, ou a mais completa dessas. Essa semana, pretendo terminar rapidamente esta nova versão do Dicionário de Dados e iniciar a programação do Jogo de Eletrônica.
Camila Freitas:

Caro leitor, essa semana dei inicio ao Laboratório de Motores no programa SketchUp 8. As paredes já foram erguidas e os cômodos já estão  estão sendo preenchidos. Durante a elaboração do Bloco, estou gravando a tela do notebook, esses vídeos posteriormente enviarei para a Mariangela, para um vídeo final. Boa semana!


Planta do Laboratório de Motores

Stefanie Rodrigues Pereira:

Boa noite leitor, essa foi uma semana bastante puxada, juntamente com a Mariangela nos deparamos com um grande problema com o Unity, tínhamos a intenção de colocar toda a vegetação, porém, na hora de passar os blocos prontos do CTI para o Unity não estávamos conseguindo passar as texturas, nos juntamos e avaliamos várias alternativas. A primeira foi exportar os blocos do Sketchup com todas as extensões possíveis e testar cada uma delas no Unity, tentativa que não gerou resultado, já que ainda assim as texturas não apareciam e um agravante foi que todas outras extensões apresentavam um tamanho ainda maior do que a que estávamos utilizando (.dae). A segunda foi tentar colocar as texturas manualmente no Unity só que isso seria um trabalho que levaria muito tempo e não seria possível em alguns blocos. Por fim decidimos procurar outros softwares que pudessem executar as mesmas funções, chegamos ao UDK e ao CRYENGINE, o que se aproximou mais do que precisávamos foi o UDK. Neste momento decidimos dividir o trabalho a Mariangela passou a buscar aprender sobre o UDK e eu voltei ao Unity, aquela que conseguisse fazer o software funcionar o que precisávamos primeiro seria o escolhido e continuaríamos dali. Finalmente, após muitas tentativas, consegui fazer as texturas aparecerem no Unity e coloquei todos os blocos no projeto e infelizmente nos deparamos com mais um problema, o projeto ficou tão pesado que não conseguimos mexer nele. No meu caso o notebook trava e não é possível fazer mais nada, então não conseguimos organizar os blocos no projeto e nem colocar a vegetação, que é o nosso objetivo. Paramos novamente e decidimos tentar diminuir a escala dos blocos projetados no Sketchup pra ver se diminui o peso e então darmos continuidade e terminar esta etapa, que na realidade é a parte inicial do nosso projeto.
Renan Coimbra Sales da Silva:

Caro leitor, a base lógica do nosso projeto está praticamente pronta após a junção do questionário e  do login do usuário, que compõe a minha parte, ao nível administrador realizado pelo  integrante João Vitor. Hoje eu e ele nos reunimos para aplicar alguns detalhes no processo de unificação e para definir qual parte dos jogos vamos começar.
João Vitor P. Simeão: Boa noite, prezado leitor! Na tarde de hoje, reuni-me com o Renan Coimbra para a "junção" da minha parte do asp.net C# com a dele. Após corrigirmos alguns detalhes, o foco é o início dos jogos. Com uma breve "introdução" ao uso de CSS para a construção de animações no ambiente web, iniciarei na próxima semana o primeiro jogo de mecânica. Além disso, irei corrigir alguns elementos referentes à consistência das páginas construídas até o momento, e outros detalhes sórdidos. 
Tamiris Cristina Carrara

Boa tarde, durante a semana passada eu fiz a explicação da matéria do jogo de informática no qual o tema é cartazes. Conversei com alguns integrantes do grupo para ver se eles lembravam de mais alguma coisa relacionada ao o que deve e não deve haver em um cartaz para torná-lo bom. Para isso utilizei o Gimp e transformei todas as páginas de explicação em imagens, depois passei-as para o Visual Studio para web onde tive o mesmo problema que a Juliana, de ajustar a imagem a qualquer tela de computador utilizando Background no CSS. Testei várias formas que encontrei na internet, (numerações variadas para os atributos e diferentes atributos ) mas por enquanto nenhuma ficou da maneira que eu preciso.
Mariangela Ap. Cabelo:

Olá leitor,

         Você que acompanha meu trabalho desde o início do ano, sabe que sempre me dediquei muito e sempre fiz o meu máximo. Porém, essa semana...  tive que ir muito além do "fazer o melhor". Foram mais de 14 horas diárias, todos os dias essa semana, para tentar fazer as construções do CTI aparecerem no Unity.

          O Unity  trava tanto, que enquanto esperava, editava um dos vídeos que tinha gravado durante a criação do Laboratório de oficina mecânica, foram 13 vídeos de uma hora que pude aproveitar, isso pois, alguns não eram  interessantes, muitos equipamentos foram criados e não valeria apena mostrar essa produção tão detalhada que ocuparia muito tempo de um vídeo final.

         Para constar comecei a gravar as telas do notebook enquanto elaborava os blocos, usando o programa Free Screen Recorder, depois descobri que ele salvava os arquivos .avi  invisíveis, e muitas gravações foram perdidas, realmente ele se mostrou um dos piores programas para gravações.

          Optei por utilizar o Camtasia Studio 8, infelizmente de código fechado, porém um ótimo editor de vídeos. Finalizei o vídeo abaixo, apenas com o tempo que o Unity ficava travado:



           Tentei abrir esses blocos com todas as extensões possíveis, utilizei muito o Blender e o SketchUp Pro, uma vez que, me restavam 4 horas de uso do mesmo. Me reuni com a Stefanie para podermos determinar alguma solução. Eu tinha uma real intenção de ir na USP em São Carlos e falar com alunos que fazem ciência da computação para nos ajudar, ou na UNESP, todavia, descobri  que em ambas faculdades, os cursos de ciência da computação,  não oferecem nada sobre Unity...

            Juntamente com a Stefanie estávamos tentando colocar as texturas manualmente no Unity, já que, elas não apareciam. Foi quando decidi procurar outros softwares de desenvolvimento de jogos 3D.  Entre os testados foram: SDK Cry Engine, Unreal Development Kit, XNA Game Studio Express, Scirra Construct , Kodu Game Lab, The Game Factory 2, EarthSculptor, Game Make e Maya. Os que eram mais adequados para nosso projeto era o Cry Engine e O UDK(Unreal Development Kit), sendo o último um software próprio para desenvolver jogos épicos.
Veja esse cenário desenvolvido no UDK: 


Assista o vídeo promocional do SDK:  


             Me aprofundei mais desses dois programas, e resolvi optar pelo UDK,  visto que,  achei mais vídeos e tutorias sobre ele do que sobre o SDK. Apesar de o material disponível na internet, na sua esmagadora maioria ser em outra língua, afinal, não há um grande suporte para o Brasil.
           
             Aprendi a colocar os blocos no programa, tive que usar a extensão .fbx, de todas a mais pesada, contudo a única aceita. Um problema achado foi; as texturas deveriam ser colocadas manualmente.

CryEngine


Casa de força - sem textura. Unreal Development Kit


           Enquanto a Stefanie tentava resolver o problema do Unity, eu lidava com o UDK.  Quem conseguisse antes, ficaríamos com o software em questão.No caso, o Unity, pois as texturas finalmente apareceram lá. Depois desse ocorrido, parei de usar o UDK, entretanto ele continua sendo uma opção, caso o Unity volte a nos causar problemas.
          
              Agora com o transtorno das texturas resolvido, o problema é conseguir mexer os blocos ao menos um pixel com o mouse. A ideia para a semana que se inicia é, diminuir a escala de metros para centímetros das construções, algo que fiz hoje, e constatei que fica muito mais leve, ou colocar cada bloco em uma cena no Unity e depois juntar - lhas.

              Outra alternativa a ser tomada, é ir na assistência técnica... Tenho 8GB de memória RAM, era para tudo estar indo bem,  mesmo que, seja um notbook novo, vou procurar amanhã  um processador e HD mais moderno, algum que de mais conta do recado...

                Semana passada não citei no relatório semanal, mas pesquisei sobre templates de blogs, a ideia é deixar três ou quatro capas que ficam randomizando. Contudo a Luisa, conseguiu fazer essa parte, eu arrumei a página do projeto (ir para a página projeto), porque na descrição do vídeo da construção do CTI Virtual, que você viu anteriormente, coloquei um link para o blog, assim as pessoas poderiam tem mais informações do projeto. No  primeiro dia de exibição do vídeo, foram mais de 100 visualizações no blog.  E caso alguém queira entrar em contato, criei uma nova página, contato.
        
        Ontem otimizei o logo da empresa, ele apresentava elementos redondos, retos, metálicos, não metálicos, itálicos e não itálicos.Tirei os três riscos que não tinham necessidade e competiam uma pequena atenção com o nome da empresa.



Logo antigo

Logo Atual


Também fiz um para fundos escuros:




Ninguém falou que seria fácil, mas não imaginei que seria tão difícil... Boa semana !