Stefanie Rodrigues Pereira:
Boa noite leitor, essa foi uma semana bastante puxada,
juntamente com a Mariangela nos deparamos com um grande problema com o Unity, tínhamos
a intenção de colocar toda a vegetação, porém, na hora de passar os blocos
prontos do CTI para o Unity não estávamos conseguindo passar as texturas, nos juntamos e
avaliamos várias alternativas. A primeira foi exportar os blocos do Sketchup
com todas as extensões possíveis e testar cada uma delas no Unity, tentativa
que não gerou resultado, já que ainda assim as texturas não apareciam e um
agravante foi que todas outras extensões apresentavam um tamanho ainda maior do
que a que estávamos utilizando (.dae). A segunda foi tentar colocar as texturas
manualmente no Unity só que isso seria um trabalho que levaria muito tempo e
não seria possível em alguns blocos. Por fim decidimos procurar outros
softwares que pudessem executar as mesmas funções, chegamos ao UDK e ao
CRYENGINE, o que se aproximou mais do que precisávamos foi o UDK. Neste momento
decidimos dividir o trabalho a Mariangela passou a buscar aprender sobre o UDK
e eu voltei ao Unity, aquela que conseguisse fazer o software funcionar o que precisávamos
primeiro seria o escolhido e continuaríamos dali. Finalmente, após muitas
tentativas, consegui fazer as texturas aparecerem no Unity e coloquei todos os
blocos no projeto e infelizmente nos deparamos com mais um problema, o projeto
ficou tão pesado que não conseguimos mexer nele. No meu caso o notebook trava e
não é possível fazer mais nada, então não conseguimos organizar os blocos no
projeto e nem colocar a vegetação, que é o nosso objetivo. Paramos novamente e
decidimos tentar diminuir a escala dos blocos projetados no Sketchup pra ver se
diminui o peso e então darmos continuidade e terminar esta etapa, que na
realidade é a parte inicial do nosso projeto.