Desenvolvimento do Projeto

Olá Leitores!

Nesta página temos o desenvolvimento semanal do projeto dos meses de Maio e Junho. A partir de Junho, cada integrante passou a publicar seu desenvolvimento individual na página inicial do blog, facilitando o entendimento e acesso para vocês e para os professores que nos auxiliam.
Agradecemos a compreensão!

____________________________________________________________________


Juliana Shibaki Camargo (15/06): Semana passada, devido as provas acabei por não realizando muitas coisas significantes, apenas pesquisei e obtive imagens a respeito do jogo de informática que pretendo iniciar e finalizar agora nas férias de julho, foi passado também o DFD (nível 0 e nível 1) e novo Diagrama de Contexto para o programa DIA, além da finalização da pasta de TSPD.

Youssef Said Abu Lawi (15/06): Semana passada, juntamente com a Tamiris, o João e a Juliana terminamos de passar o DFD - nível zero e nível um - e o novo Diagrama de Contexto para o programa Dia. Além disso, o grupo já finalizou e complementou o conteúdo relativo à Pasta de TSPD.
DFD Nível Zero do Projeto

Tamiris Cristina Carrara (15/06): Semana passada, eu não realizei muitas atividades voltadas para o projeto, pois iniciou-se a semana de provas, porém eu juntamente com a Juliana, o Youssef e o João terminamos de conferir o DFD nível 0, nível 1 e o Diagrama de Contexto e após as verificações, passamos todos eles para o programa Dia. Foi verificado também, todo o conteúdo da pasta de TSPD que será entregue por esses dias.

Luísa Coscia Gasparoti (15/06): Semana passada, devido à atividades com o Ensino Médio, não pude concluir o Bloco A no SketchUp, assim ,apenas finalizei o forro, o telhado e o corredor. Com o fim da semana de provas, retomarei as atividades encerrando o bloco A e inicializando a construção da cantina.

Camila Freitas (15/06): Essa semana não me dediquei muito ao projeto, já que entramos em semana de provas, então todos passaram a semana estudando para as provas e em decorrência disso também não houve muitas aulas de projeto.


João Vitor P. Simeão (15/06): Como estamos em semana de provas, esta semana o projeto foi deixado em segundo plano. Contudo, na segunda passada, eu e o Renan detectamos um problema na rotina para carregar as perguntas do banco, e não encontramos solução ainda. A ideia de como serão os ambientes do jogo está um pouco mais concreta. Com o término das provas, pretendo focar no tcc, finalizando a parte do C# e iniciando os jogos em Unity.

Stefanie Rodrigues Pereira (15/06): Esta semana estive juntamente com a Mariangela Cabelo alterando algumas informações da jogabilidade do nosso sistema. Nós decidimos colocar mais detalhes de algumas etapas do jogo, inserimos um site que será utilizado como modelo, assim como sua tela inicial, e também telas do sistema que foram adaptadas.

Renan Coimbra S. da Silva (15/06): Na semana passada trabalhei no desenvolvimento do projeto somente nas aulas concebidas. Eu e o João Vitor, ao carregarmos as perguntas no formulário, detectamos um obstáculo que não nos permitiu carregá-las numa mesma página. Mas iremos corrigir o problema nessa semana.


Mariangela Aparecida Cabelo (14/06): Essa semana, durante as aulas  prossegui com a construção 3D do laboratório de oficina mecânica, todavia não o finalizei, uma vez que eu e mais a Stefanie Rodrigues, trabalhamos para alteramos pontos importantes sobre a jogabilidade e também a descrevemos melhor, assim como o sistema proposto no documento do trabalho. Modifiquei, portanto, as  telas do sistema, para ficar mais cabível ao sistema planejado, consequentemente o projeto pode tomar uma forma mais próxima da projetada. Para isso, hoje troquei várias ideias com um integrante de outro grupo de tcc, Matheus Barbosa, um ótimo designer, desenhamos muitas telas, para chegar na mais adequada:

  
Tela- Questionário

 Tela- Parte teórica jogo de design

                                                Tela- Parte prática do jogo de design


                                                                   Tela- Menu
____________________________________________________________________

Juliana Shibaki Camargo (08/06): Concluímos o DFD nível 0 e nível 1 essa semana, além de iniciarmos a elaboração do dicionário de dados, que pretendo terminar essa semana. O DFD nível 1 e 0 está sendo passado para o programa DIA. Iniciei também a captura de imagens que serão usadas para o futuro jogo que informática em 2d, que eu e a Tamiris iremos elaborar futuramente. 

Mariangela Aparecida Cabelo (08/06): O laboratório de oficina mecânica, estava com erros na escala semana passada, algo que foi resolvido essa semana, tirei 1,20 metros de altura das paredes. Ontem me dediquei muito a oficina, pois os jogos precisam ser começados, algo que esta me preocupando. Os equipamentos da oficina, estão quase todos finalizados, com todos fiz várias edições e alguns tive que montar, já que não se encontra facilmente disponível da internet essas máquinas 3D. Depois de diversas horas, confira o resultado de algumas ferramentas e equipamento do laboratório:

Fresadoras


Furadeiras de bancada


Cabines de solda


Tornos


Plainas

Camila Freitas (08/06): Essa semana continuei a desenvolver a secretária do Colégio. Fiz os banheiros dos professores e construi mais algumas paredes que os dividem. Discutimos nas aulas destinadas ao projeto sobre a possibilidade de pararmos o Colégio Virtual e nos voltarmos para os jogos em si, com medo de não dar tempo de terminá-los, pensando nas dificuldades que encontraremos, já que a linguagem que escolhemos não é uma ensinada no Colégio. Resolvemos que iremos colocar ao grupo essa possibilidade e decidiremos após as provas. 

Tamiris Cristina Carrara (08/06): Semana passada, eu, a Juliana, o João e o Youssef, nos juntamos durante uma aula voltada para projeto e conseguimos finalizar o DFD nível zero e nível um, e eu comecei a passar o nível zero para o programa Dia. Também procurei novamente programas para a elaboração dos professores em 3D, pois o MakeHuman está vindo com problema em algumas de suas bibliotecas (pele e olho), o que não nos permite continuar a elaboração dos mesmos nesta base.

Renan Coimbra S. da Silva (08/06): Na Semana passada eu concluí o design do formulário de introdução, agora resta formular a mensagem que ele apresentará. Além disso eu e o João Vitor analisamos como faremos para programar o formulário de questões por meio de uma análise no DER e com base no projeto do ano passado.

Youssef Said Abu Lawi (08/06): Semana passada, finalizei, juntamente com o João, a Juliana e a Tamiris o DFD nível zero e nível um. Também realizamos modificações no Diagrama de Contexto do sistema e eu e a Juliana iniciamos a elaboração do dicionário de dados. A integrante Tamiris já começou a passar o DFD nível zero para o programa Dia. Juntamente com ela, estarei nos próximos dias passando o nível zero e nível um para o software Dia, de modo a concluir os conteúdos que devem estar presentes na Pasta da disciplina de TSPD.

Stefanie Rodrigues Pereira (08/06): Esta semana, finalizei os questionários de mecânica e eletrônica e juntamente com o de informática, que já estava pronto na semana passada, foram passados para o João para serem colocados no banco. Abaixo, como exemplo, está uma questão de cada questionário:

Informática:

Em informática, 1GB equivale a quantos MB?
a) 1000 
b) 8
c) 512
d) 1024

Mecânica:

Serve para segurar, por apertos, cortar, dobrar, colocar e retirar determinadas peças em montagem. Esta ferramenta é:
a) Chave Philips
b) Rasquete
c) Broca
d) Alicate

Eletrônica:

As notações 110V e 220V  encontradas em eletrodomésticos, tomadas, etc. se refere a:
a) Corrente elétrica
b) Tensão elétrica
c) Quantidade de bateria
d) Modelo do aparelho

Luísa Coscia Gasparoti (08/06): Reta final do Bloco A! Esta semana finalizei os almoxarifados de física/química e eletrônica, o laboratório I de Eletrônica e inicializei a construção do forro e dos telhados, assim faltam apenas alguns detalhes finais e o bloco estará concluído e pronto para ser inserido no Unity 3D.

João Vitor P. Simeão (07/06): Auxiliei na conclusão do Nível 0 e Nível 1 do DFD nesta semana. O dicionário de dados estará sendo realizado nos próximos dias pela Juliana Camargo e pelo Youssef Said. Inseri no banco as primeiras perguntas do nosso questionário referentes aos cursos de mecânica e eletrônica. O DER do banco foi alterado (eu e o Renan detectamos uma pequena incoerência de dados no mesmo). Nesta próxima semana, o TCC deve ser deixado em segundo plano devido à chegada da semana de provas. 
_________________________________________________________________________________

Tamiris Cristina Carrara (01/06): Semana passada eu, a Juliana e o João, nos juntamos e quase finalizamos o DFD nível zero, onde fizemos as relações de cada um dos processos e suas devidas entradas e saídas, para tornar o andamento mais rápido e seguro. Depois elaboramos na forma gráfica, porém no papel mesmo, porque ainda estávamos com alguma dúvida no qual foram tiradas com o professo André Dalastti. Durante a elaboração, conversamos com o grupo para obter algumas opiniões e  também para concluir algumas partes que ainda estavam em dúvida de como realmente seriam. 

João Vitor P. Simeão (01/06): Nesta semana ajudei a Tamiris e a Juliana com o nível zero do DFD. Agora, faltam apenas alguns ajustes, ainda mais com as questões levantadas pelo Professor André Dalastti. Mais do que isso, ontem, pela manhã, eu e o Renan unimos o código javascript por ele desenvolvido ao c# para web para fazer o formulário de login. Esta parte foi concluída com sucesso, e nesta semana conversaremos com o Professor André Bicudo sobre os servidores Windows Web.

Juliana Shibaki Camargo (01/06): Eu, a Tamiris e o João finalizamos o DFD nível zero. Primeiramente separamos todas as possíveis tabelas e processos e montamos o DFD no papel para mostrar para o professor André Dalastti, além de também conversarmos com o grupo a respeito do mesmo. Agora devemos passar finalmente para o programa de elaboração de DFDs. Essa semana eu e o Youssef planejamos também elaborar o o questionário e conversar com os professores dos cursos técnicos.

Renan Coimbra S. da Silva (01/06): Na semana passada eu desenvolvi o a janela de login feita em javascript e em css. A janela já apresenta as funções básicas, mas resta a ligação de seus elementos com o banco de dados para finalizá-la. Além disso, alterei a estrutura da janela de introdução. Estamos procurando informações sobre o servidor gratuito da microsoft e juntamente com o João vamos perguntar ao professor André Bicudo.

Youssef Said Abu Lawi (01/06): Na semana passada, devido a uma forte gripe não pude comparecer à escola na quarta-feira (dia 28/05), por conta disso não estive envolvido nas atividades relativas ao Projeto tanto quanto deveria. Como já foi escrito aqui pelo João e pela Juliana o DFD nível zero está praticamente concluído, sua montagem foi feita no papel e o grupo conversou com o Professor Dalastti a respeito do mesmo, o que resta, agora, é confeccioná-lo através do software Dia e, desse modo, estará totalmente concluído. Essa semana eu e Juliana planejamos elaborar o questionário e conversar com os professores dos cursos técnicos.

Stefanie Rodrigues Pereira (01/06): Na semana passada estive pesquisando um pouco sobre o curso de mecânica e eletrônica para o desenvolvimento do questionário. Finalizei a parte do questionário de informática e boa parte do de mecânica, estou tendo um pouco de dificuldade com o de eletrônica devido a pequena quantidade de informações disponíveis, contudo, pretendo finalizá-lo nos próximos dias.

Camila Freitas (01/06): Essa semana que se passou confesso que não avancei muito com a minha parte, apenas continuei desenvolvendo a secretária no programa SketchUp. Já estou finalizando o preenchimento das salas e fazendo os detalhes finais.

Luísa Coscia Gasparoti (01/06): Durante a semana, continuei o desenvolvimento do Bloco A no SketchUp. Como o arquivo estava muito pesado, troquei as cadeiras dos laboratórios de informática e de eletrônica, visando diminuir o tamanho dele. Além disso, terminei a construção do laboratório de eletrônica II e ajustei alguns detalhes do bloco.

Mariangela Aparecida Cabelo (31/05):  Há algumas semanas iniciei a construção no sketchUp, do laboratório de oficina mecânica, o bloco ainda não foi finalizado, principalmente, pelo fato, de não se achar modelos prontos de alguns equipamentos, como: furadeira de serra fita, portanto, estes objetos 3D estão sendo criados atrasando o termino, outro problema é a medida do prédio, como foi feito sem planta, constatei nessa semana que o edifício se apresenta mais alto que deveria, na próxima semana pretendo resolver este problema.
_________________________________________________________________________________

Juliana Shibaki Camargo (25/05): Essa semana elaborei um dos personagens em 3d e juntamente com a Tamiris, realizei testes com o programa Blender para a confecção de das roupas e cabelos, já que o programa MakeHuman não oferece esses recursos. Pretendemos também testar com o 3ds max. Iniciei também a pesquisa sobre jogos em unity 2d, já que teremos que desenvolver jogos nessa plataforma a respeito dos cursos disponíveis pelo colégio(Informática, mecânica e eletrônica). Junto com a Stefanie e a Tamiris, conversamos com o professor de mecânica Edson a respeito do nosso projeto e obtivemos repostas positivas, por isso semana que vem começaremos a elaboração de seu personagem.

Renan Coimbra Sales da Silva (25/05): Semana passada  realizei o estudo do javascript e do servidor gratuito do visual studio(Microsoft Azure).Além disso criei o formulário do questionário, que está sujeito a modificações, e o protótipo da tela de introdução feita em javascript. Por fim, ajudei no reparo de alguns erros na classe de conexão com o banco.

Formulário do questionário

Janela de introdução

Luísa Coscia Gasparoti (25/05): Nesta semana, dei continuidade à construção do bloco A. Após a finalização dos laboratórios de informática, iniciei o desenvolvimento dos laboratórios de eletrônica. Depois de analisar o bloco, percebi que ocorreu um erro no laboratório de física, assim tive que reconstruir algumas bancadas para a correção deste. Como dito pela Mariangela e pelo João Vitor, estamos com problemas na questão do tamanho do jogo, dessa forma estamos buscando utilizar materiais com o menor tamanho possível, entretanto isso acaba comprometendo o visual deles, já que os materiais mais "pesados" são mais bonitos comparado aos que apresentam um tamanho pequeno.

Youssef Said Abu Lawi (25/05): Nesta semana, dei continuidade ao DFD nível zero. Foram feitas algumas modificações em relação às semanas anteriores, devido às necessidades de nosso projeto e também através do que foi ensinado em aula pelo professor André Dalastti. Com esses conhecimentos adicionais sobre a ferramenta de diagramas (Software Dia) estou trabalhando no DFD nível zero de acordo com as especificações corretas e utilizando diferentes métodos que o software proporciona. Também conversei com o professor Celso a respeito do questionário que o grupo pretende fazer dentro do jogo e estarei trabalhando em sua elaboração nas próximas semanas.

Stefanie Rodrigues Pereira (25/05): Esta semana busquei várias alternativas para reduzir o tamanho dos arquivos que estão saindo do Sketchup, conseguimos diminuir o peso deles no Sketchup, porém quando são exportados para uma extensão reconhecida pelo Unity eles ficam mais pesados. Até o momento  solução foi "economizar" nos detalhes para reduzir o peso e continuar buscando maneiras para diminuir o tamanho. Também conseguimos imagens para a montagem dos professores em 3D.

Camila Freitas (25/05): Esta semana dei continuidade para a construção da secretária do Colégio no programa SketchUp para o Colégio Virtual, onde terminei o hall, a administração e a sala de reuniões. Já comecei também o preenchimento das salas da diretoria. Conversamos sobre o problema encontrado em relação ao tamanho do Colégio Virtual, ou seja, se ele rodará na web, e assim estamos procurando um jeito de reduzi-lo ou de resolver essa incógnita . 

Tamiris Cristina Carrara (25/05): Semana passada, novamente eu e a Juliana fizemos testes com diversas versões do MakeHuman, para ver qual melhor nós nos adaptávamos. Comecei a elaboração de um professor de mecânica em 3D e fizemos testes com o Blender, pois o MakeHuman, em nenhuma das versões, apresenta variedade de roupas e entre outros detalhes, que poderá ser melhor elaborado no Blender.

João Vitor P. Simeão (24/05): Foi desenvolvida nesta semana a página de cadastro de escola para os usuários, assim como problemas de conexão com o banco foram solucionados. A codificação para limpar vários componentes TextBox usando Control apresentou erros, os quais serão solucionados nos próximos dias. Achei interessante a pesquisa do Renan sobre servidores Windows Web, e também a Mariangela, Stefanie, Luisa e Camila apresentaram um grave problema do nosso sistema: o "peso" do jogo para a Web, questão que será debatida nas próximas semanas.

Mariangela Aparecida Cabelo (24/05): Essa semana continuei a construção do laboratório de oficina mecânica, todavia diferentemente dos outros blocos, neste há equipamentos e ferramentas, como tornos, que irão pesar demasiadamente o programa. Os blocos B e C estão com vários megabytes, e a oficina promete muito mais... Assim que terminar o laboratório buscarei medidas para diminuir drasticamente a carga dos arquivos, de inicio já conseguimos reduzir 28% do tamanho.


Mesa do laboratório de oficina mecânica
_______________________________________________________________________

João Vitor Penteado Simeão (18/05): Esta semana conclui o layout da página de cadastro do nosso sistema. A parte de codificação ainda está por ser feita. Mesmo assim, a primeira página está em desenvolvimento também, e logo mais será concluída. Por um acúmulo de atividades do Ensino Médio não pude dar continuidade na mesma hoje, contudo amanhã, pela manhã, seu desenvolvimento continuará. Os cronogramas individuais foram montados essa semana também, e aparentemente nosso projeto segue com boa coordenação das atividades.

Luísa Coscia Gasparoti (18/05): Esta semana, realizei alguns ajustes nos slides da apresentação de Aplicativos, além disso, com a finalização dos laboratórios de física e química, comecei o desenvolvimento dos laboratórios de informática. Espero ainda esta semana finalizar todo o Bloco A, para assim iniciar a construção da cantina no SketchUp.

Youssef Said Abu Lawi (18/05): Esta semana ocorreu a apresentação do nosso TCC, pela disciplina de Aplicativos, onde todos os grupos passaram mais informações referentes aos seus projetos, apresentando o funcionamento do sistema, as telas e interfaces que este irá conter, os problemas e soluções. Particularmente, conclui o briefing de cliente e o cronograma de atividades individual referente também à disciplina de Aplicativos.

Stefanie Rodrigues Pereira (18/05): Esta semana, foi realizado o cronograma anual da matéria de Aplicativos. Com relação ao desenvolvimento do projeto, comecei a colocar no Unity 3D os blocos do CTI já montados no SketchUp. Uma das implicações é o peso dos arquivos vindos do SketchUp mas o problema tem sido amenizado utilizando algumas ferramentas do próprio programa.

Tamiris Cristina Carrara (18/05): Semana passada eu e a Juliana começamos a procurar informações sobre programas para a elaboração de pessoas em 3D. Conversamos com o professor Rodrigo sobre algumas opções de programas e conhecemos e focamos mais no programa 3Ds Max, onde estamos procurando bibliotecas para a melhor elaboração dos personagens (principalmente os professores) em 3D.

Renan Coimbra S. da Silva(18/05): Semana passada houve a organização dos itens do formulário por tabelas e por divs para verificar qual será o método padrão de organização dos formulários seguintes. Além disso, foi realizado o cronograma individual de cada integrante do grupo, separando as atividades semanais e mensais de cada membro.O cronograma está sujeito à mudanças.

Camila Freitas(18/05): Esta semana dei continuidade ao desenvolvimento do Colégio Virtual, fazendo o hall, a secretária e a sala de reuniões. Também fizemos a apresentação de Aplicativos e o cronograma anual individual para o resto do ano, onde estabelecemos o que cada um pretende fazer para que o trabalho seja concluído com sucesso e antecedência.

Juliana Shibaki Camargo (17/05): Essa semana realizei os primeiros testes com o programa "3d studio max" para a confecção dos personagens em 3d, que irá ser utilizado possivelmente na versão 2013, e representará alguns de nossos professores. Aconteceu também uma apresentação da matéria de aplicativos referente ao nosso TCC, onde todos os grupos falaram um pouco sobre seus projetos: como o sistema irá funcionar, quais suas vantagens, o motivo de existirem, entre outros tópicos feitos.

Mariangela Aparecida Cabelo (17/05): Essa semana criei um vídeo sobre os resultados obtidos até o momento pelo SketchUp, baseado nas filmagens de tela sobre construção dos Blocos B e C, que finalizei no dia 11/05. Confira:




Além disso, iniciei a montagem do laboratório de oficina mecânica. Infelizmente não obtivemos informações das medidas do laboratório, portanto este bloco não tem tamanho exatamente igual do original, como deveria. Em verdade, a construção do cenário atrasou quase 4 semanas, pois não liberavam as dimensões dos blocos da escola, e depois de muito pedir conseguimos tirar fotos de algumas plantas.



Parte da oficina

Algo muito interessante que nos é proporcionado no shetchUp, é a possibilidade que baixar objetos prontos e semi-pronto e modificá-los. Como alguns professores de mecânica deixam em sua mesa capacetes de moto, quis transmitir o mais real possível o cenário, e também coloquei, porém, devido a falta de opções deste item (no site que utilizamos para baixar objetos 3D para o SketchUp), alterações foram necessárias veja o resultado abaixo:

Antes                                      Depois
________________________________________________________________________


Mariangela Aparecida Cabelo (11/05): Essa semana finalizei os laboratórios de automação e manufatura, também foi colocado forro e telhado nos blocos B e C, com ajustes de alguns detalhes, os Blocos B e C estão finalizados. Essa semana iniciarei a montagem do Laboratório de oficina mecânica. Utilizamos  o site: https://3dwarehouse.sketchup.com/index.html para nos ajudar com os móveis, assim, podendo agilizar a construção do CTI virtual. 


Laboratório de automação

Tamiris Cristina Carrara (11/05): Semana passada, dei continuidade durante a semana e terminei juntamente com a ajuda da Juliana, na aula do professor Celso, a apresentação do professor Rodrigo que será realizada nas aulas dele do dia 14/05, que mostrará com mais clareza o nosso projeto para a sala e suas funções/soluções para o problema existente. Foi dado também, a continuidade ao DFD nível zero.

Renan Coimbra S. da Silva (11/05): Na semana passada criei os formulários de cadastro(escola e usuário) e o formulário de login, porém a ligação dos formulários com o banco de dados  está em processo. Além disso eu e o João Vitor decidimos adicionar o campo email à tabela de usuários. Ainda está pendente se usaremos o comando de "pop up" do javascript para ligar os formulários ou se usaremos hiperlinks.

Luísa Coscia Gasparoti (11/05):  Esta semana dei continuidade ao desenvolvimento do bloco A. Com a finalização dos banheiros, iniciei  a montagem dos laboratórios de física e química, além disso, através do site que esta nos auxiliando com os móveis (https://3dwarehouse.sketchup.com/index.html), pude reconstruí-los no SketchUp para se aproximarem o máximo da realidade. Na imagem a seguir, esta uma bancada utilizada nos laboratórios:
Antes


Depois

Camila Freitas (11/05): Essa semana recomecei a fazer a estrutura da secretária do Colégio no programa SketchUp, já que a que já estava feita estava com muitos erros e daria mais trabalho conserta-los do que refazer tudo de novo. Assim, foi refeita a estrutura e começado a fazer os acabamentos como os pisos, paredes e objetos que a compõem. 


João Vitor P. Simeão (11/05): Nesta semana desenvolvi em C# a classe de Conexão com o Banco de dados dos formulários web criados pelo Renan. A classe funcionou perfeitamente. Também criei a classe para inserção de dados no db, mas ela apresentou alguns problemas que serão desenvolvidos na próxima semana. Serão criadas também tabelas para abrigar os componentes das webpages e deixar o layout mais "bonito".

Youssef Said Abu Lawi (11/05): Semana passada, finalizei as correções da Pasta da disciplina de TSPD. Juntamente com a Tamiris e a Juliana, continuei o desenvolvimento e elaboração do DFD nível zero, além de iniciar rapidamente o desenvolvimento da documentação relativa ao briefing de cliente da disciplina Aplicativos II do professor Rodrigo.

Juliana Shibaki Camargo (11/05): Essa semana, juntamente com a aluna Tamiris, terminei a elaboração dos slides para a apresentação relativa ao nosso TCC, da matéria aplicativos, do professor Rodrigo, que será apresentada dia 14/05/2014. Continuamos também a elaboração do DFD nível zero, o qual pretendemos finalizar brevemente.

Stefanie Rodrigues Pereira (11/05): Durante essa semana continuaram as pesquisas e foi iniciada a aplicação. A partir dos testes feitos anteriormente comecei colocar em prática o que será realizado pelo usuário em nosso jogo. Como ele se deslocará pelo colégio foi inserido um personagem padrão do Unity 3D para executar os movimentos pretendidos. Assim, já é possível visitar algumas salas do CTI com o personagem.
________________________________________________________________________

Renan Coimbra S. da Silva (04/05): Na semana passada eu e o João debatemos sobre o funcionamento do sistema, que será montado em C# para web na ferramenta Visual Studio, e sobre o nome, os campos e cardinalidade das tabelas do banco de dados. Criamos o primeiro script do banco de dados e eu passei o DER para o programa BRModelo. Como ainda não criamos os formulários do sistema, o script e o DER estão sujeitos à mudança.

Stefanie Rodrigues Pereira (04/05): Esta semana foi dedicada a pesquisa e aprendizado sobre algumas ferramentas e manipulação dessas no programa que utilizaremos para desenvolver os jogos do nosso projeto, o Unity 3D. Um dos objetivos do nosso sistema é proporcionar ao usuário uma visita virtual ao CTI, por isso, já foram realizados alguns testes no Unity com o que já temos pronto do CTI virtual, desenvolvido no SketchUp. Até o momento tudo funciona conforme o esperado.

Mariangela Aparecida Cabelo (04/05): Nessas últimas semanas estou desenvolvendo o cenário do jogo, junto com a Camila e a Luisa. Essa parte consiste em construir o CTI, no Google SketchUp, não estamos fazendo o cenário em um único arquivo, cada bloco da escola é erguido separadamente, para melhorar a resposta do programa SketchUp. O relevo, árvores, plantas será implementado quando passarmos isso para o Unity 3D. Estou quase finalizando o bloco B e C, logo abaixo, imagens de como está ficando:

Sala de informática


Sala 1

Sala de aula

Tamiris Cristina Carrara (04/05): Semana passada, além de dar início ao DFD nível zero, com o auxílio do programa Dia, arrumamos a aparência deste blog e criamos a página chamada "Início", onde foi descrito as matérias que fazem parte do nosso TCC, a página chamada "O Projeto" comentando sobre como será o nosso projeto e em que ele irá ajudar, a página chamada "Integrantes" onde colocamos as fotos de cada um do grupo devidamente formatadas em tamanhos iguais,  e criamos também esta página onde você, caro leitor se encontra, chamada "Desenvolvimento Semanal do Projeto", onde apenas aos sábados e domingos cada integrante do grupo irá postar o que aconteceu em relação ao projeto durante a semana.

Youssef Said Abu Lawi (04/05): Semana passada, tanto eu como Juliana e Tamiris, demos início à elaboração do DFD (Diagrama de fluxo de dados) nível zero e ao desenvolvimento do blog do Projeto produzindo melhorias em sua aparência e adicionando conteúdos e informações que dizem respeito ao nosso TCC. Também na semana passada, nosso grupo realizou a apresentação da Pasta da disciplina TSPD e procuramos, de acordo com as correções aplicadas pelo professor André Dalastti, organizar de forma mais correta as informações contidas na mesma. Nas próximas semanas nos dedicaremos à finalizar o processo de correção da Pasta, bem como o de desenvolvimento do DFD nível zero.

Luísa Coscia Gasparoti (04/05): Há algumas semanas, estamos desenvolvendo a seção do nosso projeto que consiste na representação em 3D do Colégio Técnico para que o usuário possa conhecê-lo virtualmente. Como dito anteriormente pela Mariangela, cada bloco da escola está sendo construído de forma isolada, assim coube a mim o desenvolvimento do bloco A, onde se localiza os laboratórios de física, química, eletrônica e informática, além dos banheiros, como mostra a figura a seguir, desenvolvido no Google SketchUp:


Banheiro masculino

João Vitor P. Simeão (03/05): Nesta semana foi desenvolvido, juntamente com o Renan, a modelagem e o script do banco de dados do sistema do nosso TCC, ao qual chamaremos Sistema Pegasus. Competiu a mim escrever o script. Usaremos o PostgreSQL por sua capacidade de armazenamento de dados. Após definirmos as tabelas que existirão no banco (Escola, Usuário, Curso, Perguntas e Curso) foi uma atividade relativamente simples. No entanto, a longo prazo, não sabemos se serão necessárias novas tabelas ou se deveremos acrescentar algum campo às mesmas.

Juliana Shibaki Camargo (03/05): Esta semana iniciamos também a elaboração do DFD (Diagrama de fluxo de dados) nível zero, embora ainda não esteja completo, nos ajudou a compreender e ter uma noção melhor de como tudo no nosso programa irá funcionar, onde os dados irão entrar, ser processados e sair, apesar de possivelmente sofrer algumas mudanças durante seu desenvolvimento. Nas próximas semanas será realizada sua finalização e revisão de seus dados.

Camila Freitas (03/05): Essa semana eu e mais algumas integrantes continuamos o desenvolvimento de uma das áreas do sistema. Essa área consiste em apresentar o colégio para o usuário, sendo que a primeira parte é desenvolvida com o programa SketchUp e depois passada para o Unit 3D. Para isso, partes do colégio foram visitadas, como laboratórios e secretaria, tivemos acesso as plantas do mesmo com suas medidas. Tudo para que o colégio virtual fique o mais próximo possível do original.