Mariangela Ap. Cabelo:
Olá leitor,
Olá leitor,
Você que acompanha meu trabalho desde o início
do ano, sabe que sempre me dediquei muito e sempre fiz o meu máximo. Porém,
essa semana... tive que ir muito além do "fazer o melhor". Foram mais de 14 horas diárias, todos os dias essa semana, para tentar
fazer as construções do CTI aparecerem no Unity.
O Unity trava tanto, que enquanto esperava, editava um dos vídeos que tinha gravado durante a criação
do Laboratório de oficina mecânica, foram 13 vídeos de uma hora que pude
aproveitar, isso pois, alguns não eram interessantes, muitos equipamentos foram
criados e não valeria apena mostrar essa produção tão detalhada que ocuparia
muito tempo de um vídeo final.
Para constar comecei a gravar as telas do notebook enquanto elaborava
os blocos, usando o programa Free Screen Recorder, depois descobri que ele
salvava os arquivos .avi invisíveis, e
muitas gravações foram perdidas, realmente ele se mostrou um dos piores
programas para gravações.
Optei por utilizar o Camtasia Studio 8, infelizmente de código
fechado, porém um ótimo editor de vídeos. Finalizei o vídeo abaixo, apenas com
o tempo que o Unity ficava travado:
Tentei abrir esses blocos com todas as extensões possíveis,
utilizei muito o Blender e o SketchUp Pro, uma vez que, me restavam 4 horas de
uso do mesmo. Me reuni com a Stefanie para podermos determinar alguma solução.
Eu tinha uma real intenção de ir na USP em São Carlos e falar com alunos que
fazem ciência da computação para nos ajudar, ou na UNESP, todavia,
descobri que em ambas faculdades, os cursos
de ciência da computação, não oferecem nada
sobre Unity...
Juntamente com a Stefanie estávamos tentando colocar as
texturas manualmente no Unity, já que, elas não apareciam. Foi quando decidi
procurar outros softwares de desenvolvimento de jogos 3D. Entre os testados foram: SDK Cry Engine, Unreal Development Kit, XNA
Game Studio Express, Scirra Construct , Kodu Game Lab, The Game Factory 2,
EarthSculptor, Game Make e Maya. Os que eram mais adequados para nosso
projeto era o Cry Engine e O UDK(Unreal Development Kit), sendo o último um
software próprio para desenvolver jogos épicos.
Veja esse cenário desenvolvido no UDK:
Assista o vídeo promocional do SDK:
Me aprofundei mais desses dois programas, e resolvi optar
pelo UDK, visto que, achei mais vídeos e tutorias sobre ele do que
sobre o SDK. Apesar de o material disponível na internet, na sua esmagadora
maioria ser em outra língua, afinal, não há um grande suporte para o Brasil.
Aprendi a colocar os blocos
no programa, tive que usar a extensão .fbx, de todas a mais pesada, contudo a
única aceita. Um problema achado foi; as texturas deveriam ser colocadas
manualmente.
CryEngine
Casa de força - sem textura. Unreal Development Kit
Enquanto a Stefanie tentava
resolver o problema do Unity, eu lidava com o UDK. Quem conseguisse antes, ficaríamos com o
software em questão.No caso, o Unity, pois as texturas finalmente apareceram lá.
Depois desse ocorrido, parei de usar o UDK, entretanto ele continua sendo uma
opção, caso o Unity volte a nos causar problemas.
Agora com o transtorno das texturas resolvido, o problema é
conseguir mexer os blocos ao menos um pixel com o mouse. A ideia para a semana
que se inicia é, diminuir a escala de metros para centímetros das construções,
algo que fiz hoje, e constatei que fica muito mais leve, ou colocar cada bloco
em uma cena no Unity e depois juntar - lhas.
Outra alternativa a ser tomada, é ir na assistência técnica...
Tenho 8GB de memória RAM, era para tudo estar indo bem, mesmo que, seja um notbook novo, vou procurar amanhã
um processador e HD mais moderno, algum
que de mais conta do recado...
Semana passada não citei no relatório semanal, mas pesquisei sobre templates de blogs, a ideia é deixar três ou quatro capas que ficam randomizando. Contudo a Luisa, conseguiu fazer essa parte, eu arrumei a página do projeto (ir para a página projeto), porque na descrição do vídeo da construção do CTI Virtual, que você viu anteriormente, coloquei um link para o blog, assim as pessoas poderiam tem mais informações do projeto. No primeiro dia de exibição do vídeo, foram mais de 100 visualizações no blog. E caso alguém queira entrar em contato, criei uma nova página, contato.
Ontem otimizei o logo da empresa, ele apresentava elementos redondos, retos, metálicos, não metálicos, itálicos e não itálicos.Tirei os três riscos que não tinham necessidade e competiam uma pequena atenção com o nome da empresa.
Logo Atual
Também fiz um para fundos escuros:
Ninguém falou que seria fácil, mas não imaginei que seria tão difícil... Boa semana !