domingo, 13 de julho de 2014

Mariangela Ap. Cabelo:

Olá leitor,

         Você que acompanha meu trabalho desde o início do ano, sabe que sempre me dediquei muito e sempre fiz o meu máximo. Porém, essa semana...  tive que ir muito além do "fazer o melhor". Foram mais de 14 horas diárias, todos os dias essa semana, para tentar fazer as construções do CTI aparecerem no Unity.

          O Unity  trava tanto, que enquanto esperava, editava um dos vídeos que tinha gravado durante a criação do Laboratório de oficina mecânica, foram 13 vídeos de uma hora que pude aproveitar, isso pois, alguns não eram  interessantes, muitos equipamentos foram criados e não valeria apena mostrar essa produção tão detalhada que ocuparia muito tempo de um vídeo final.

         Para constar comecei a gravar as telas do notebook enquanto elaborava os blocos, usando o programa Free Screen Recorder, depois descobri que ele salvava os arquivos .avi  invisíveis, e muitas gravações foram perdidas, realmente ele se mostrou um dos piores programas para gravações.

          Optei por utilizar o Camtasia Studio 8, infelizmente de código fechado, porém um ótimo editor de vídeos. Finalizei o vídeo abaixo, apenas com o tempo que o Unity ficava travado:



           Tentei abrir esses blocos com todas as extensões possíveis, utilizei muito o Blender e o SketchUp Pro, uma vez que, me restavam 4 horas de uso do mesmo. Me reuni com a Stefanie para podermos determinar alguma solução. Eu tinha uma real intenção de ir na USP em São Carlos e falar com alunos que fazem ciência da computação para nos ajudar, ou na UNESP, todavia, descobri  que em ambas faculdades, os cursos de ciência da computação,  não oferecem nada sobre Unity...

            Juntamente com a Stefanie estávamos tentando colocar as texturas manualmente no Unity, já que, elas não apareciam. Foi quando decidi procurar outros softwares de desenvolvimento de jogos 3D.  Entre os testados foram: SDK Cry Engine, Unreal Development Kit, XNA Game Studio Express, Scirra Construct , Kodu Game Lab, The Game Factory 2, EarthSculptor, Game Make e Maya. Os que eram mais adequados para nosso projeto era o Cry Engine e O UDK(Unreal Development Kit), sendo o último um software próprio para desenvolver jogos épicos.
Veja esse cenário desenvolvido no UDK: 


Assista o vídeo promocional do SDK:  


             Me aprofundei mais desses dois programas, e resolvi optar pelo UDK,  visto que,  achei mais vídeos e tutorias sobre ele do que sobre o SDK. Apesar de o material disponível na internet, na sua esmagadora maioria ser em outra língua, afinal, não há um grande suporte para o Brasil.
           
             Aprendi a colocar os blocos no programa, tive que usar a extensão .fbx, de todas a mais pesada, contudo a única aceita. Um problema achado foi; as texturas deveriam ser colocadas manualmente.

CryEngine


Casa de força - sem textura. Unreal Development Kit


           Enquanto a Stefanie tentava resolver o problema do Unity, eu lidava com o UDK.  Quem conseguisse antes, ficaríamos com o software em questão.No caso, o Unity, pois as texturas finalmente apareceram lá. Depois desse ocorrido, parei de usar o UDK, entretanto ele continua sendo uma opção, caso o Unity volte a nos causar problemas.
          
              Agora com o transtorno das texturas resolvido, o problema é conseguir mexer os blocos ao menos um pixel com o mouse. A ideia para a semana que se inicia é, diminuir a escala de metros para centímetros das construções, algo que fiz hoje, e constatei que fica muito mais leve, ou colocar cada bloco em uma cena no Unity e depois juntar - lhas.

              Outra alternativa a ser tomada, é ir na assistência técnica... Tenho 8GB de memória RAM, era para tudo estar indo bem,  mesmo que, seja um notbook novo, vou procurar amanhã  um processador e HD mais moderno, algum que de mais conta do recado...

                Semana passada não citei no relatório semanal, mas pesquisei sobre templates de blogs, a ideia é deixar três ou quatro capas que ficam randomizando. Contudo a Luisa, conseguiu fazer essa parte, eu arrumei a página do projeto (ir para a página projeto), porque na descrição do vídeo da construção do CTI Virtual, que você viu anteriormente, coloquei um link para o blog, assim as pessoas poderiam tem mais informações do projeto. No  primeiro dia de exibição do vídeo, foram mais de 100 visualizações no blog.  E caso alguém queira entrar em contato, criei uma nova página, contato.
        
        Ontem otimizei o logo da empresa, ele apresentava elementos redondos, retos, metálicos, não metálicos, itálicos e não itálicos.Tirei os três riscos que não tinham necessidade e competiam uma pequena atenção com o nome da empresa.



Logo antigo

Logo Atual


Também fiz um para fundos escuros:




Ninguém falou que seria fácil, mas não imaginei que seria tão difícil... Boa semana !