O Ensino Técnico Profissionalizante é uma opção de estudo que muitos jovens podem optar por realizar. O Colégio Técnico Industrial “Prof. Isaac Portal Roldán” oferece três cursos nesta modalidade: Informática, Eletrônica e Mecânica, cada qual com suas características e especificidades.
Mesmo não sendo possível generalizar, por nossa própria experiência, vários alunos, ao escolherem um curso desta natureza, se veem influenciados por sugestões de pais, parentes, colegas, e até mesmo pela mídia, não conhecendo a verdadeira realidade de um curso técnico, as oportunidades que este oferece e até mesmo de que maneira atua e beneficia a vida do aluno, tanto profissionalmente como também em sua vida pessoal.
O CTI dispõe de um website que fornece diversos conteúdos a respeito dos cursos, como as matrizes curriculares, grades horárias, duração de cada curso, calendário, professores, coordenadores, documentos, ou seja, informações acadêmicas de maneira geral.
Atividades como a montagem de circuitos e suas utilidades, torneamento de peças, implementação de programas, isto é, o cotidiano de cada curso, não são visualizadas neste meio. Desta maneira, visando complementar as informações contidas no site, nosso projeto centrar-se-á no desenvolvimento de um jogo cuja temática são os cursos técnicos profissionalizantes do CTI, apresentando suas características gerais e específicas e simulando as principais atividades desenvolvidas de cada curso disponível.
Vantagens
Apresentação das características gerais e atividades específicas de cada curso técnico oferecido pelo CTI (Mecânica, Informática e Eletrônica);
Complemento de informações contidas no website do Colégio a respeito dos cursos técnicos;
Orientação e auxílio aos alunos que pretendem prestar o vestibulinho do CTI e desconhecem as atividades desenvolvidas por cada curso.
Sistema Proposto - Jogabilidade
Eletrônica
O usuário terá como objetivo furar três diferentes materiais (madeira, concreto e aço) a partir de três diferentes níveis de força (fraco, intermediário, forte), como pode ser visto na figura a seguir
Sistema Proposto - Jogabilidade
Visando uma melhor interação
entre o Colégio e os possíveis “futuros alunos”, nosso sistema tem, como
principal objetivo, fornecer um jogo para orientar, auxiliar e mostrar o
ambiente do CTI virtualmente, além de algumas das atividades desenvolvidas em cada
curso individualmente.
Através do próprio website do CTI
(http://www.cti.feb.unesp.br), o estudante terá acesso a um link que irá
encaminhá-lo a página inicial do nosso sistema, onde serão apresentadas três
opções:
- Visite o CTI: Ao escolher esta opção o
usuário estará em um ambiente que representa virtualmente (3D) a escola e
poderá se locomover através de setas, conhecendo as salas, pátio e
laboratórios. A visão do usuário será focada.
- Cadastre-se: Ao escolher esta opção
será apresentado ao usuário um formulário com os seguintes campos de
preenchimento: Nome, Idade, Login, Senha, Nível de escolaridade atual e Rede de
ensino (pública/particular). Nesta etapa será feito o cadastro para que o
usuário tenha acesso ao jogo.
- Jogar: Ao escolher esta opção, que só poderá
ser executada se o usuário estiver cadastrado, aparecerá o menu inicial
contendo quatro opções (imagem 7). Inicialmente apenas a opção “Responder
Questionário” estará ativa, ao seleciona-la um questionário como o mostrado a
seguir (imagem 8) será apresentado. Após, as três opções de jogos serão
ativadas, cada qual focará em uma das modalidades de curso que é
disponibilizado pelo colégio.
(Imagem 7 –
Tela de Menu)
O jogador nesta fase responderá um
questionário, no qual será analisada a compatibilidade deste entre os cursos
(gerando uma posterior pontuação). Depois, ele poderá escolher entre os jogos
dos cursos de Informática, Mecânica ou Eletrônica para conhecer mais a respeito
de cada um. Quando finalizado os jogos
de um determinado curso o usuário poderá avaliar outros cursos.
(Imagem 8 – Tela do questionário)
Informática
I.I. Programação
O jogo apresentará, primeiramente, explicações sobre algumas técnicas básicas de programação. Depois serão apresentados três níveis de um labirinto (fácil, médio e difícil), no qual o usuário deverá colocar as rotinas em ordem para que a carinha se movimente e alcance as moedas ao fim do caminho.
O jogo apresentará, primeiramente, explicações sobre algumas técnicas básicas de programação. Depois serão apresentados três níveis de um labirinto (fácil, médio e difícil), no qual o usuário deverá colocar as rotinas em ordem para que a carinha se movimente e alcance as moedas ao fim do caminho.
I.II.
Designer
Ao
iniciar o jogo, aparecerá as instruções a respeito do
desenvolvimento de bons cartazes. Posteriormente, serão
apresentados cartazes, os quais o usuário deverá identificar quais
foram feitos de maneira correta, ou seja, que fazem uso das técnicas
de design corretamente.
(Tela da parte prática do jogo de Design)
Eletrônica
II.I. Hardware
Neste
jogo o usuário deverá organizar os componentes e peças que
passarão em uma esteira de modo que um computador seja montado de
acordo com as especificações do cliente. Tais componentes e peças
virão com uma numeração que equivale à pontuação dos mesmos.
Será exibido na parte superior da tela um “medidor de desempenho”,
isto é, a soma das numerações encontradas nas peças selecionadas
pelo usuário para montar o computador deverá ser maior ou igual à
exibida pelo medidor de desempenho e também devem estar de acordo
com as especificações do cliente.http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/jogos-de-informatica/
tela do jogo de eletrônica I |
II.II. Componentes eletrônicos
O usuário terá que montar um circuito a fim de acender dois LED’ s de forma alternada, ou seja, formando um “pisca-pisca” com ambos. Para isto, serão apresentados componentes eletrônicos e suas funções, além de uma representação esquemática do circuito a ser montado
tela do jogo de eletrônica
II
Mecânica
O jogo se iniciará no ambiente de oficina mecânica, haverá dois
professores, um representando o tema sobre Motores e outro sobre Oficina
Mecânica.
III.I. Resistência dos materiais
O usuário terá como objetivo furar três diferentes materiais (madeira, concreto e aço) a partir de três diferentes níveis de força (fraco, intermediário, forte), como pode ser visto na figura a seguir
III.II. Motores
Apresentação das instruções do jogo e de uma explicação
do funcionamento de um motor.
Neste jogo, o usuário deverá colocar as peças nos locais
indicados de um motor.
(Imagem 12 – Exemplo de um jogo de motores
Linguagem escolhida:
Ferramentas utilizadas
Programas Principais:
Microsoft Visual Studio Web 2013, Unity 4.2, SketchUp 8
Programas secundários:
Microsoft Visual Studio Web 2013, Unity 4.2, SketchUp 8
Programas secundários:
Camtasia Studio 8, Microsoft Word, Gimp, Dia, Microsoft PowerPoint, Sony Vegas Pro 13
Linguagem escolhida:
C# para web
Andamento do Projeto
Para acompanhar o andamento do projeto, leia nossas postagens semanais na página inicial desse blog.
Abaixo alguns vídeos da construção do CTI Virtual no SketchUp 8:
Laboratório de oficina mecânica
Blocos B e C
Laboratório de motores
Vídeo promocional -I
Vídeo promocional -II