domingo, 6 de julho de 2014

Mariangela Cabelo:

Olá leitor, 

No primeiro dia da semana passada, segunda-feira, terminei a construção do depósito e da sala de educação física, no SketchUp, no mesmo dia, revisei todos os blocos edificados  (bloco C, bloco B, guarita, sala de educação física, casa de força, depósito, laboratório de oficina mecânica), diminuindo seus pesos, através de plugins, e de troca de componentes, o 
bloco B por exemplo, perdeu 20 MG de peso.

Nos dias seguintes empei-me muito na elaboração do CTI virtual, pelo unity, algo incrívelmente mais complicado do que o imaginado. Primeiramente todos arquivos do SketchUp ( extensão .skp) precisam ser exportados para modelo 3D, com extensão collada (.dae). Os arquivos .dae deixam com o dobro de peso as edificações dos blocos, algo extremamente inconveniente.

Ao importar os arquivos collada para o Unity, me deparei com um problema, os blocos não apareciam. Procurei alternativas a esse erro. Vários tutoriais diziam que a extensão .dae aparece no unity se esse for a versão de código fechado. Porém quando a Stefanie fez o mesmo, os blocos apareceram, todavia sem as texturas. 

Outra alternativa também era de exportar as producões para uma extensão .fbx, no entanto essa escolha de exportação existe no SketchUp Pro, código fechado.

Outra possibilidade a esse problema era baixar o Blender. No Blender passei as construções do SketchUp, porém as texturas não apareciam. Essa semana vou tentar resolver esse obstáculo.

No entanto baixei o SketchUp Pro, tinha 8h para a licença acabar. Exportei as construções para .fbx, e não apareceram os blocos no Unity.

Todas as alternativas até o momento deram errado, essa semana pretendo me reunir com a Stefanie e achar outras soluções.